Cultura de Fezes

Cultura de Fezes

Sinonímia: Coprocultura
Seção Técnica: Microbiologia
Material: Fezes ou “swab anal”, na impossibilidade da coleta de fezes
Tubo: Coletor Estéril
Preparo do Paciente: Suspender antibioticoterapia, se possível, por 3 dias

– É necessário retirar o frasco com conservador e as instruções de coleta no Laboratorio.
– Na hora da coleta, o cliente deve transferir parte da amostra de fezes para o frasco com conservador (Cary-Blair) ou fornecido pelo Laboratorio.
– O material colhido em frasco com conservador (Cary-Blair) pode ser mantido em temperatura ambiente ou refrigerado e entregue no Laboratório até 24 horas após a coleta.
– Se o material for colhido em frasco sem conservador ou em fralda, deve ser entregue em até 1 hora após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 6 horas, se mantido refrigerado (2-8 ºC). No caso de coleta em fralda, o Laboratório  verificará, no ato do recebimento do material, se a quantidade colhida é suficiente para o exame.
– No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Interferentes: Antibióticos
Exames Relacionados: Protoparasitológico, pesquisa de rotavírus, hemocultura, exame direto para pesquisa de leucócitos  nas fezes, Widal

By |2018-08-04T22:35:01+00:00abril 13th, 2016|C, Exames|Comentários desativados em Cultura de Fezes